Quantcast
Channel: Jornal do Estado MS
Viewing all 47571 articles
Browse latest View live

VÍDEO| Jurado do 'The Voice' desmaia após celular explodir no seu ouvido

$
0
0
© Divulgação
Um vídeo assustador está circulando pela internet, onde mostra o cantor Cee Lo Green sendo atingido pela explosão de um celular. Nas imagens, o jurado do 'The Voice' aparece em um estúdio de gravação, onde depois de conversar, sozinho, ele resolve pegar o telefone para fazer uma ligação.

No entanto, segundos depois, uma explosão forte acontece, com direito a clarão e faíscas de fogo. A explosão aconteceu exatamente quando o celular estava na altura do ouvido do cantor, que acabou indo ao chão na hora.

As imagens mostram que o cantor acabou desmaiando e lá permaneceu até o término do vídeo. Não é possível afirmar o que houve.

Até o momento, nenhum representante do artista se pronunciou para falar do estado de saúde do mesmo, e nem para confirmar a veracidade do vídeo, que mostra o celular explodindo. Vale dizer que Cee Lo Green já emplacou alguns hits nos EUA.

Assista ao vídeo chocante:




Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/321357/jurado-do-the-voice-desmaia-apos-celular-explodir-no-seu-ouvido


Imprimir

Lula e mais sete pessoas se tornam réus na Lava Jato

$
0
0

A decisão do juiz federal Sérgio Moro foi publicada nesta segunda-feira (19)

© Ricardo Moraes / Reuters

O juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato. A medida foi publicada nesta segunda-feira (19). Além de Lula, outras sete pessoas se tornaram réus no processo após a decisão.

Nesta quarta-feira (15), o Ministério Público Federal (MPF) apresentou a denúncia à Justiça Federal do Paraná. Esta é a quarta denúncia contra Lula em processos relacionados à Lava Jato. Ainda será avaliada uma quinta denúncia sobre Lula relacionada à Operação Zelotes.

Confira a lista publicada pelo G1 de quem se tornou réu após a decisão de Moro:

1) Antônio Palocci Filho;

2) Branislav Kontic;

3) Demerval de Souza Gusmão Filho;

4) Glaucos da Costamarques;

5) Luiz Inácio Lula da Silva;

6) Marcelo Bahia Odebrecht;

7) Marisa Letícia Lula da Silva; e

8) Roberto Teixeira



Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321384/lula-e-mais-sete-pessoas-se-tornam-reus-na-lava-jato


Imprimir

CCR MSVia informa| Trecho onde estamos realizando obras e serviços na BR-163/MS

$
0
0
Reprodução

Nesta segunda-feira (19/12) a CCR MSVia informa os locais onde realiza desvios e/ou operações pare-e-siga na BR-163/MS. Nesses trechos, as obras e serviços exigem intervenção na pista. 

O Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU alerta aos motoristas para respeitarem a sinalização, de forma a evitar acidentes.

Pontos com desvio de tráfego:
  • Sonora – entre os kms 830 e 826;
  • São Gabriel do Oeste – no km 653, entre os kms 642 e 641, entre os kms 634 e 633;
  • Jaraguari – entre os kms 533 e 531 e
  • Caarapó – entre os kms 197 e 195.
Pontos com pare-e-siga
  • Pedro Gomes/Coxim/Sonora – entre os kms 813 e 811 e entre os kms 775 e 774;
  • São Gabriel do Oeste – entre os kms 649 e 647, entre os kms 606 e 605 e entre os kms 603 e 602;
  • Bandeirantes/Rochedo – no km 535;
  • Jaraguari – entre os kms 524 e 523;
  • Campo Grande – entre os kms 489 e 487;
  • Caarapó – entre os kms 239 e 237;
  • Itaquiraí – entre os kms 73 e 72 e
  • Mundo Novo – entre os kms 12 e 13.
Em caso de chuva, as obras poderão ser interrompidas. Todos os locais estão sinalizados.

A CCR MSVia alerta que o cronograma de obras e serviços é dinâmico, ou seja, outros pontos de intervenção com pare-e-siga ou desvio de tráfego podem ocorrer ao longo do dia. Acompanhe a evolução da situação de tráfego da BR-163/MS por meio do site www.msvia.com.br em tempo real, ou ligue para o Disque CCR MSVia pelo 0800 648 0163 (ligações gratuitas, inclusive para celulares).



Fonte: ASSECOM


Imprimir

Um operário morre e dois ficam feridos em descarga elétrica em Chapadão do Sul

$
0
0
Divulgação

Segundo, informações, os operários, que trabalham para um sindicato na cidade, estavam realizando serviços no local e ao levantar uma barra de ferro, próximo a uma rede de alta tensão, Mario e Elói receberam a descarga elétrica.

Mario Jorge de Oliveira, 32 anos, mais conhecido como “Alagoas”, morreu nesta manhã, vítima de uma descarga elétrica, ocorrida no Terminal da Ferronorte em Chapadão do Sul nas margens da MS 306. Mario teve parada cardíaca. A equipe de Bombeiros de Chapadão do Sul e médicos, tentaram a reanimação por quase uma hora mas Mario não resistiu e veio a óbito.

Além de Mario, mais dois operários ficaram feridos; José Elói e Messias foram encaminhado ao Hospital Municipal, com queimaduras de 1º e 2º Grau.

Segundo, informações, os operários, que trabalham para um sindicato na cidade, estavam realizando serviços no local e ao levantar uma barra de ferro, próximo a uma rede de alta tensão, Mario e Elói receberam a descarga elétrica. Messias, na tentativa de salva os companheiros, deu chute na barra e acabou sofrendo queimadura no pé e no ombro.

Um dos amigos das vítimas, informou a nossa reportagem, que o local está passando por uma reforma completa.

Mario Jorge era natural de Alagoas e reside em Chapadão do Sul, com sua família.



Fonte: Costa Rica em Foco


Imprimir

O PEN 51 elegeu prefeitos, vice-prefeitos e dezenas de vereadores em MS

$
0
0
Divulgação

O deputado estadual Lídio Lopes, presidente regional do PEN 51 – Partido Ecológico Nacional em Mato Grosso do Sul tem comemorado o resultado das eleições de 2016, pois a sigla participou pela primeira vez de uma eleição municipal e alcançou resultados extraordinários, elegeu três prefeitos e três vice-prefeitos, incluindo a vice-prefeita da Capital, maior colégio eleitoral do Estado e dezenas de vereadores no MS.

O Parlamentar destacou que esse fato se deve ao trabalho que ele e a sua equipe vem desenvolvendo desde 2013 em todo o Estado, quando assumiu a presidência do Partido. “Nós percorremos esse Estado de norte a sul e de leste a oeste, visitando todos os municípios e procuramos agregar pessoas novas, com novas ideias, pessoas sérias que acreditam numa nova política e deu certo, dos três prefeitos eleitos pelo PEN, dois participaram de uma eleição pela primeira vez, além da Adriane Lopes que também participa de uma eleição como candidata pela primeira vez e a perspectiva é que cresça ainda mais, temos prefeitos que logo que tomarem posse também virão para o PEN 51 fortalecendo mais a sigla”, ressalta.

Lidio Lopes também destaca que o PEN participou de forma direta com papel importante nas eleições em diversas cidades e cita como exemplo: Dourados o segundo maior colégio eleitoral onde o partido elegeu dois vereadores e teve uma importante participação na vitória de Délia Razuk (PR).
Divulgação

O PEN 51 elegeu prefeitos em Eldorado, o Léo, em Douradina, professor Jean Fogaça e Glória de Dourados, Aristeu Nantes e vice-prefeitos em Campo Grande, Adriane Lopes, em Angélica, Milton Campos e Bandeirantes, professor Luiz Meira e vereadores em diversas cidades.

Encontro do PEN 51

O PEN 51 reuniu no sábado (03) os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que concorreram no pleito deste ano, com o objetivo de agradecer e estreitar os laços entre os membros. “Estamos felizes e agradecidos a todos por esse grande êxito que alcançamos na primeira eleição municipal em que o PEN51 participa”, comemora o deputado Lidio Lopes. O parlamentar estadual também colocou a disposição o seu gabinete para auxiliar os prefeitos e vereadores eleitos pelo partido. Estiveram presentes o professor Jean Fogaça e o pecuarista Aristeu Nantes, eleitos prefeitos de Douradina e Glória de Dourados respectivamente, além de diversos vereadores eleitos. 

O evento aconteceu no SINSERCON – Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas, na Rua do Diário - Bairro Jardim Veraneio. 



Fonte: ASSECOM


Imprimir

Estado pode ser ressarcido por trotes aos serviços de emergência

$
0
0

Cobrança pode ser feita na fatura do serviço telefônico

Deputado Cabo Almi (PT) apresentou o projeto na Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria/ALMS)

O Estado pode ser ressarcido pelos gastos com trotes aos serviços de emergência, que envolvem remoções, resgates, combates a incêndios e ocorrências policiais. É o que defende o projeto do deputado Cabo Almi (PT), que foi apresentado na Assembleia.

A proposta ainda prevê que esta cobrança (ressarcimento) será feita via fatura do serviço telefônico, que originou a chamada e o trote aos serviços de emergência. O valor desta reparação pode começar por 50 uferms, que equivalem a R$ 1.219,00. Se houver reincidência nesta atitude, pode ter que pagar o dobro.

Caberá aos órgãos e as instituições públicas que realizam estes serviços de emergência, divulgarem as tabelas de consumo, com cada etapa das rotinas de atividades, descrevendo os custos de triagem das chamadas, assim como os deslocamentos das equipes.

O autor do projeto diz que a intenção é diminuir o número de trotes recebidos pelos serviços públicos, com o ressarcimento dos gastos. "Estes trotes desviam recursos e esforços financeiros e humanos dos responsáveis pela segurança pública", justificou.

A matéria foi encaminhada para as comissões permanentes, para depois ser apreciada em duas votações no plenário da Assembleia. Os deputados devem avaliar a legalidade e o mérito da proposta. Caso seja aprovada, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).



Fonte: campograndenews
por: Leonardo Rocha
Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/estado-pode-ser-ressarcido-por-trotes-aos-servicos-de-emergencia

Moro ordena sequestro de apartamento vizinho ao de Lula

$
0
0

Decreto do juiz federal se referia ao apartamento 121 do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo. A força-tarefa sustenta que o petista seja o verdadeiro proprietário do imóvel

© Reuters

O juiz federal Sérgio Moro ordenou o sequestro do apartamento 121 do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, vizinho ao 122 onde mora o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em São Bernardo do Campo. Segundo o Ministério Público Federal, o petista ocupa o apartamento 121 que pertence a Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula e já condenado na Operação Lava Jato. A força-tarefa da Lava Jato sustenta que o petista é o verdadeiro proprietário do 121, que ele teria recebido como propina da empreiteira Odebrecht.

"Decreto o sequestro do imóvel consistente no apartamento n.º 121, de matrícula 86.622 do 1º Registro de Imóveis de São Bernardo do Campo/SP, diante dos indícios de que foi adquirido com proventos do crime", ordenou.

Moro colocou o ex-presidente no banco do réus nesta segunda-feira, 19, por corrupção e lavagem de dinheiro. É a quinta vez que Lula vira réu.

A denúncia da Procuradoria da República sobre o apartamento 121 aponta que propinas pagas pela Odebrecht, no esquema que seria liderado pelo ex-presidente, chegaram a R$ 75 milhões em oito contratos com a Petrobras e incluíram terreno de R$ 12,5 milhões para o Instituto Lula e cobertura vizinha à residência de Lula em São Bernardo de R$ 504 mil.

A denúncia afirma que durante as buscas e apreensões da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato que levou o petista para depor obrigatoriamente em março, "teria sido constatado que Luiz Inácio Lula da Silva ocuparia não apenas o apartamento 122, mas igualmente o apartamento contíguo".

Ao tornar Lula réu, Moro transcreveu trechos da acusação do Ministério Público Federal, no Paraná. "O referido apartamento teria sido adquirido, em 20 de setembro de 2010, por Glaucos da Costamarques. Segundo a denúncia, por rastreamento bancário, foi possível constatar que o custo da aquisição, no valor de R$ 504 mil, teria sido suportado pelo Grupo Odebrecht", anota Moro.

O magistrado destacou que "muito embora tenha sido encontrado um contrato de locação entre Glaucos da Costamarques e a esposa do ex-presidente, Marisa Letícia Lula da Silva, não teriam sido identificadas quaisquer provas documentais do efetivo pagamento do aluguel".

"Glaucos da Costamarques, embora tenha adquirido, por escritura, o imóvel consistente no referido apartamento 121 em São Bernardo, na data de 20 de setembro de 2010, não tomou qualquer providência para registrá-lo em seu nome, salvo em 2016, o que pode ter sido motivado exclusivamente pelo avanço das investigações em relação ao ex-presidente", anotou Moro. "Registre-se que a vendedora do imóvel a Glaucos da Costamarques teria ainda declarado que, quando da venda do imóvel, teria lhe sido informado que a alienação seria para o ex-presidente e não para o formal comprador."

Moro apontou que "não foram identificadas, nas quebras de sigilo bancário e fiscal de Glaucos da Costamarques, registros de recebimentos dos aluguéis do apartamento 121, e igualmente não foram identificados registros de pagamentos dos aluguéis do mesmo apartamento pelo ex-presidente e sua esposa ou pelo Instituto Lula".

"Apenas a partir de janeiro de 2016, com o avanço das investigações em relação ao ex-presidente, passaram a ser feitos depósitos em dinheiro dos aluguéis na conta de Glaucos da Costamarques, não sendo, possível, porém, identificar a origem do dinheiro utilizado", destaca o magistrado.

Para Moro, "consta, em cognição sumária, prova de que o custo para aquisição em 2010 foi suportado pela Construtora Norberto Odebrecht, que não há prova documental do pagamento de aluguéis entre 2011 a 2015, que o locador (Glaucos da Costamarques) apresentou explicações contraditórias sobre o recebimento dos aluguéis e que são inconsistentes com as declarações de advogado que, segundo o locador, teria recebido parte dos aluguéis".

"Embora o imóvel esteja em nome de seus antigos proprietários, Augusto Moreira Campos e Elenice Silva Campos (que não têm qualquer relação com o ilícito), há, indícios de que pertence de fato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o teria recebido, segundo a denúncia, como propina do Grupo Odebrecht. Expeça-se precatória para lavratura de auto de sequestro, registro do sequestro e avaliação." Com informações do Estadão Conteúdo.



Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321451/moro-ordena-sequestro-de-apartamentovizinho-ao-de-lula


Imprimir

Em recesso, TCE pode decidir nas férias sobre reajuste da tarifa do ônibus

$
0
0
Reajuste do passe do ônibus foi suspenso pelo TCE. (Foto: Arquivo)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) entrou em recesso sem decidir sopre o pedido para liberar o reajuste de 8,6% na tarifa do transporte coletivo em Campo Grande. Contudo, a decisão pode ser tomada mesmo nas férias. Conforme a assessoria de imprensa do tribunal, neste caso, a deliberação será publicada em edição suplementar do Diário Oficial do órgão.

Na última quarta-feira (dia 14), a previsão era de que um novo parecer fosse apresentado na sexta-feira (dia 16), portanto, antes do recesso. Segundo a a assessoria, foi o fim do ano regimental, mas há servidores de plantão e a decisão pode sair antes de 31 de janeiro, data do retorno aos trabalhos.

Tarifa

A nova tarifa - no valor de R$ 3,53 – foi divulgada no último dia 2 dezembro e deveria ter entrado em vigor no dia 5. Mas, no mesmo dia 2, o TCE concedeu liminar suspendendo a a validade do decreto 13.012, assinado pelo prefeito Alcides Bernal (PP). que “estabelece a estrutura tarifária do Sistema Municipal de Transporte Coletivo”.

De acordo com Ronaldo Chadid, conselheiro do TCE, chamou atenção a ausência de indicação dos fatores que levaram ao reajuste fixado. O tribunal determinou que a prefeitura enviasse em até cinco dias, sob pena de multa, a demonstração de todos os índices e variáveis incidentes sobre a metodologia de cálculo da tarifa, além do cumprimento das cláusulas estabelecidas pelo contrato de concessão.

Foi criada uma comissão para analisar os documentos enviados pelo Poder Executivo e validar ou não a legalidade do aumento da tarifa de ônibus de R$ 3,25 para R$ 3,53.

Na Justiça 

Contra a suspensão do aumento, o Consórcio Guaicurus acionou o TJ?MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em 6 de dezembro. Na última quinta-feira (dia 15), o desembargador Marcelo Câmara Rasslan indeferiu a liminar. A defesa entrou com recurso e espera uma nova avaliação para fevereiro. No processo, não foi agendada data de julgamento.


Fonte: campograndenews
Por: Aline dos Santos
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/em-recesso-tce-pode-decidir-nas-ferias-sobre-reajuste-da-tarifa-do-onibus


Odebrecht delata caixa 2 para a chapa Dilma-Temer

$
0
0

Os relatos foram feitos na semana passada durante os depoimentos de executivos ao Ministério Público Federal

© Reuters
A chapa da presidente cassada Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer recebeu dinheiro de caixa 2 da Odebrecht na campanha de 2014, segundo delação da empreiteira à força-tarefa da Lava Jato. Os relatos, já documentados por escrito e gravados em vídeo, foram feitos na semana passada durante os depoimentos de executivos ao Ministério Público Federal.

Em pelo menos um depoimento, a Odebrecht descreve uma doação ilegal de cerca de R$ 30 milhões paga no Brasil - para a coligação "Com a Força do Povo", que reelegeu Dilma e Temer em outubro de 2014. O valor representa cerca de 10% do total arrecadado oficialmente pela campanha. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que durante os depoimentos de delação premiada, os procuradores se consultavam por meio de um grupo de WhatsApp para trocar informações.

Justiça eleitoral

O relato da Odebrecht deve ter repercussão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apura abuso de poder político e econômico na campanha. A fase de instrução na Corte ainda não foi concluída, o que permite que uma das partes ou o Ministério Público peçam o compartilhamento do material da Lava Jato ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, após a homologação das delações.

Ao TSE, até agora, nenhum das 37 pessoas que prestaram depoimento na ação que investiga a chapa relatou pagamento de caixa 2 diretamente para a campanha Dilma-Temer. Por essa razão, a importância dos depoimentos da Odebrecht. Uma possível explicação é que, na disputa presidencial de 2014, várias empreiteiras já tinham sido alvo da Lava Jato. A 7.ª fase, deflagrada em novembro daquele ano, prendeu 17 executivos. Não era o caso da Odebrecht. Marcelo, então presidente do grupo, só foi preso em junho de 2015.

Neste período, a Odebrecht ainda desafiava os investigadores, primeira explicação encontrada na Lava Jato para o fato de a empresa supostamente ter recorrido ao caixa 2 em meio às investigações. A segunda é a de que o dinheiro para a chapa Dilma-Temer seria uma forma de tentar se blindar das investigações, comprando ainda mais apoio político. "Era a única empreiteira que ‘estava em condições’ de fazer contribuições ilícitas", afirma um dos envolvidos.

Mais um caso

Outra delação premiada em negociação também deve citar caixa 2 para a chapa Dilma-Temer. O casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura já sinalizou que vai relatar pagamento de recursos não contabilizados em 2014, envolvendo a Odebrecht. Um documento da Polícia Federal, revelado pela revista Época, em março, mostrou que Santana recebeu R$ 21,5 milhões da Odebrecht após o pleito de 2014, no Brasil.

A reportagem apurou que a proposta de delação da publicitária, que cuidava ao lado do marido das campanhas do PT, ainda estaria em negociação.

Defesas

O advogado Gustavo Guedes, que defende Temer no processo do TSE, disse que "desconhece absolutamente o assunto" e só vai se manifestar quando as delações forem homologadas. "É difícil comentar delação em tese", afirmou.

Sobre depoimentos de delatores da Odebrecht serem compartilhados no processo que tramita no TSE, ele afirma que tem dúvidas sobre a possibilidade jurídica de isso ocorrer, uma vez que seria agregar novos fatos ao inquérito.

Defensor da presidente cassada Dilma Rousseff no caso, Flávio Caetano disse que quem responde pelas doações para a campanha de 2014 é o ex-tesoureiro Edinho Silva. A reportagem tentou contato com Edinho, mas ele não ligou de volta. Em depoimento ao TSE, em novembro, ele disse que a Odebrecht foi a única empreiteira que repassou dinheiro via diretório do PT. As demais não utilizaram a triangulação e depositaram diretamente na conta da chapa.

A Odebrecht diz, em nota, que não comenta as delações, mas reafirma seu compromisso de colaborar com a Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo.


Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321429/odebrecht-delata-caixa-2-para-a-chapa-dilma-temer


Imprimir

Parque Ayrton Senna ganha bosque de palavras

$
0
0
Divulgação

O Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, recebeu o terceiro Bosque das Palavras de Campo Grande neste domingo, 18 de dezembro. O plantio de mudas foi realizado por escoteiros dos grupos Zilda Arns e Darcy Malta, de Ponta Porã. A ação da rádio Blink 102 tem o apoio da Águas Guariroba e outros parceiros.

Amor, esperança, liberdade. Estas são algumas das palavras que cercam as mudas do novo bosque cultivado no parque. As árvores foram doadas pela Águas Guariroba, que mantém um viveiro na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles. “Essa ação vem para conscientizar sobre a importância de se plantar uma árvore, a importância dela para o meio ambiente. As palavras trazem os desejos para o futuro que essas crianças estão colocando aqui ao redor dessas mudas”, comentou Fernando Garayo, coordenador de meio ambiente da concessionária.

O grupo de escoteiros Zilda Arns, que tem como sede uma das árvores do Parque Ayrton Senna participou do plantio. “O escoteiro é bom para o animais e as plantas, diz uma das leis do escotismo. Isso faz parte da nossa filosofia. Essa iniciativa é fantástica. Estamos neste parque há seis anos e partir de agora vamos adotar esse bosque de palavras, cuidando dessas árvores que são um grande presente para nós e para a comunidade”, avaliou o presidente do grupo de escoteiros, Reinan Bispo Sobral.

Ana Carolina Monteiro, de 12 anos, lembrou que o plantio do Bosque das Palavras ajuda a despertar na comunidade o compromisso com o cuidado que todos devemos ter com a natureza. “Eu acho legal porque estamos ajudando o meio ambiente e deixamos frases para incentivar a reflexão das pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente”, afirma.

Os dois primeiros bosques das palavras foram plantados na Escola Estadual Élia França Cardoso, no bairro São Conrado e no Parque Sóter, região norte da Capital.






Fonte: ASSECOM


Imprimir

Produtividade do rebanho pode ser potencializada com auxílio de cães pastores

$
0
0

“Projeto Cão Pastor” será uma das atrações do Showtec 2017

Divulgação

O cão pastor é uma ferramenta de trabalho que auxilia o produtor a diminuir gastos com animais, além de ajudar a aumentar a produtividade do rebanho. Cães da raça Border Collie, por exemplo, são úteis em práticas de manejo na pastagem ou até mesmo no curral de propriedades rurais. E quem visitar o Showtec 2017 entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2017 poderá conhecer de perto esse trabalho por meio do projeto Cão Pastor, que realizará apresentações de pastoreio de ovelhas durante o período de realização da feira.

Criado há cerca de dois anos dentro da Uniderp, o projeto treina cães para o pastoreio. A iniciativa possibilita aprendizado aos alunos, que passaram a ter contato com o dia a dia do canil, do rebanho de ovinos. Atualmente, 20 acadêmicos participam do projeto, que possibilita, também, conhecimento sobre a parte clínica e reprodutiva dos animais.

O coordenador do projeto e médico veterinário, Marcelo Monteiro, explica que o cão é peça fundamental para diminuir gastos com animais. “O cão vai fazer todo esse trabalho de unir os animais dentro do cercado e trazer até quem o está conduzindo. Isso reduz tempo de trabalho”, comenta.

Trabalhos científicos relatam que as raças de pastoreio ajudam a reduzir os índices de estresse dos animais. “Com o passar do tempo, o animal se acostuma com o cão, e isso consequentemente aumenta a produção de carne, leite, etc. Os cães podem pastorear gado, ovelhas, patos, galinhas, entre outros animais”, destaca o médico veterinário. Um cachorro de pastoreio pode conduzir de 300 a 400 cabeças de ovinos e, em bovinos, o número gira em torno de 100.

Durante a feira, a apresentação será feita com ovinos, com demonstração de como é feito o treinamento com os cães e como é realizada a condução dos animais. “Vamos montar uma pequena pista, com alguns obstáculos, e as pessoas que quiserem também poderão interagir”, garante Monteiro.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Serviço

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.



Fonte: ASSECOM


Imprimir

Defesa diz que Cunha está sendo pressionado a fazer delação

$
0
0

Na petição protocolada no Supremo Tribunal Federal, os advogados argumentaram que a transferência do ex-deputado para o presídio é uma forma de fazê-lo concordar com o procedimento

© Adriano Machado / Reuters

A defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou, em petição protocolada no STF (Supremo Tribunal Federal), que o parlamentar sofre "pressão" e "desumana violência psíquica" para que celebre um acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.

O parlamentar recorreu ao STF para pedir a suspensão de sua transferência da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba (PR) para o Complexo Médico Penal do Paraná. O pedido dos advogados foi distribuído nesta segunda-feira (19) ao ministro Teori Zavascki.

A transferência foi determinada na sexta-feira passada (16) pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara, a pedido da PF, que apontou superlotação na cadeia.

Cunha está preso na PF paranaense desde 19 de outubro sob suspeita de recebimento de propina relativa a negócios na Petrobras.

Segundo os advogados de Cunha, a PF também pediu a transferência de outros dois presos, Léo Pinheiro, ex-executivo da construtora OAS, e João Cláudio Genu, ex-assessor do PP (Partido Progressista). Porém, "curiosamente", só a de Cunha foi deferida, "inobstante ser o preso provisório mais recentemente recolhido ao cárcere e, para perplexidade geral, o único dos três custodiados que não sofreu responsabilização penal, ou, melhor dizendo, juízo de culpa definitivo".

Os advogados afirmaram que os dois primeiros são "sentenciados/condenados", enquanto Cunha é apenas "arguido". Ele é réu em processo derivado da Lava Jato.

"Percebe-se, de fato e sem nenhuma dificuldade, que ao ora requerente é dispensado tratamento mais gravoso do que àqueles que já sofreram processo de imputação de responsabilidade, o que, na mesma medida que evidencia desproporcionalidade, ressalta a ilegalidade."

Na petição, protocolada no STF neste sábado (17), os advogados argumentaram que a transferência é uma forma de pressionar a Cunha a fazer a delação.

"Ao que parece obtempera-se, a transferência do ora requerente é justificada tão somente pela ânsia e pela busca de que este, conforme maciçamente divulgado pela mídia, celebre acordo de colaboração premiada, o que a defesa, além de não aceitar, não compreende: não há como legitimar um 'modus operandi' de persecução penal que, às claras, objetiva submeter um sujeito de direitos fundamentais -neles incluídos a dignidade da pessoa humana, evidentemente-, mediante pressão, pela via do encarceramento e, consequentemente, da estigmatização e da desumana violência psíquica, ao furor negociador de uma acusação pública", escreveram os advogados.

A petição é assinada pelos advogados Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso, Alvaro da Silva, Álvaro Chaves, Fernanda Reis e Célio Júnio Rabelo.Até o fechamento deste texto, o ministro Teori Zavascki não havia decidido a respeito do pedido dos advogados. Com informações da Folhapress.


Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321584/defesa-diz-que-cunha-esta-sendo-pressionado-a-fazer-delacao

Governo Federal acaba de pagar mais de dois milhões de emendas do deputado Mandetta para MS

$
0
0
Mandetta destinou R$ 2 milhões de emendas para o Hospital Universitário de Campo Grande - Divulgação

Onze municípios sul-mato-grossenses contarão com dinheiro a mais no caixa para melhorar a saúde dos moradores neste final de ano. O Governo Federal pagou, em dezembro de 2016, mais de R$ 2,692 milhões em emendas parlamentares do deputado Mandetta (DEM/MS) destinadas ao Mato Grosso do Sul.

Os municípios contemplados com a liberação de recursos foram Rio Negro (R$ 200 mil), Rochedo (R$ 200 mil), Aquidauna (R$ 195 mil), Água Clara (R$ 200 mil), Deodápolis (R$ 100 mil), Anastácio (R$ 222 mil), Corguinho (R$ 200 mil), Chapadão do Sul (R$ 399.990), Cassilândia (R$ 400 mil), Inocência (R$ 400,000) e Santa Rita do Pardo (R$ 176.000).

“Esses recursos são muito importantes para a manutenção da saúde no interior do estado, no momento em que os municípios estão tendo dificuldades de pagar as contas”, afirma Mandetta. No caso de Chapadão do Sul, Cassilândia e Inocência, o recurso permitirá que as prefeituras adquiram novos equipamentos de saúde que irão melhorar o atendimento à população.

Novo tomógrafo para Hospital Universitário de Campo Grande

Emenda destinada pelo deputado Mandetta no valor de R$ 2 milhões para o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) de Campo Grande permitiu implementar o parque tecnológico com a aquisição de vários equipamentos como arco cirúrgico para realização de cirurgias cardiovasculares, aparelho de anestesia e vários equipamentos. Hoje, o parlamentar foi recebido no hospital para comemorar a chegada do tomógrafo.
Divulgação
“Gostaria de agradecer, em nome de toda a família do Hospital Universitário, a importância dessa emenda que possibilitou a aquisição de diversos equipamentos implementando nosso parque tecnológico”, afirmou Dra. Andréia Conceição Milan Brochado Antoniolli, gerente de Ensino e Pesquisa do HUMAP. “A iniciativa do deputado proporcionou melhor assistência ao paciente e melhor qualidade de ensino aos nossos alunos residentes”, destacou.

Emocionado, o deputado lembrou da atuação do pai, Dr. Hélio Mandetta, que participou desde o início da criação do Hospital Universitário e que muito contribuiu para a formação de várias gerações de médicos. “O Hospital Universitário pode contar sempre comigo para trabalharmos em parceria com o objetivo de trazer melhorias para a população e para os alunos residentes”, afirmou Mandetta.



Fonte: ASSECOM
Por: Valesca Riviéri


Imprimir

Confeiteiro de 36 anos e 300 kg é socorrido pelos bombeiros e levado à Santa Casa

$
0
0

Há cinco anos, ele busca tratamento

Divulgação

Após torcer a perna dormindo, um rapaz com mais de 300 kg precisou ser retirado de casa por equipes do Corpo de Bombeiros, no Bairro Mario Covas e encaminhado para a Santa Casa na tarde desta segunda-feira (19).

Segundo informações da mãe do rapaz, Izildinha Ferreira Ciriaco, 61 anos, aposentada, Fabiano Ferreira Lima, 36 anos, confeiteiro, torceu a perna durante o sono e como estava com muita dor ela acionou os bombeiros para o resgate. Ela informou a equipe do Jornal Midiamax que há uma semana o filho vem sentido dores e hoje resolveu chamar o socorro.

A suspeita é de fratura ou luxação no tornozelo da perna direita, mas a dor pode ser da erisipela. O rapaz está aguardando para fazer os exames e será atendido pela equipe de ortopedia.

O resgate

O tenente Fernandes informou que por ter certa mobilidade o próprio confeiteiro foi té a viatura, colocada o mais próximo da porta da casa. “Nós colocamos um colchão no chão da viatura e então ele se arrastou para dentro”, contou.

Caso

A mãe conta que há cinco anos ela tenta levar o filho para a Santa Casa, devido à obesidade e uma doença infecciosa aguda na perna chamada erisipela. A doença faz a perna do rapaz inchar e perder a mobilidade e ele vem buscando tratamento desde 2011.

Segundo ela, desde que Fabiano começou a engordar eles vinham fazendo acompanhamento com médicos, mas os remédios não surtiam efeito. E agora vê a oportunidade do filho ser tratado.

“Nós estamos aguardando uma decisão judicial para que a prefeitura possa custear a cirurgia. O advogado Rafael Daurius e o médico gastroenterologista Thiago Domingues estão nos ajudando nessa situação”, contou Izildinha.



Fonte: Midiamax
Por: Ana Paula Chuva e Tatiana Marin
Link original: http://www.midiamax.com.br/cotidiano/dor-pesando-300-quilos-rapaz-levado-hospital-pelo-corpo-bombeiros-325912

TCE valida aumento e passagem de ônibus na Capital sobe para R$ 3,53

$
0
0

Conselheiro revogou a suspensão, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial do TCE agora à tarde

Embarque de passageiros; usar o transporte coletivo ficará mais caro (Foto: Arquivo)

Depois de suspender cautelarmente o aumento da passagem de ônibus em Campo Grande, o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) validou o reajuste de 8,6%. O passe passará, então, de R$ 3,25 para R$ 3,53, como havia decretado o prefeito Alcides Bernal (PP) no dia 2 de dezembro.

Agora, o município deve informar a partir de quando o novo valor será cobrado dos passageiros.

O vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ronaldo Chadid, foi quem barrou o aumento da tarifa do transporte coletivo. A suspensão imediata dos efeitos do decreto municipal nº 13.012, de 1º de dezembro de 2016, publicado da manhã do dia 2 de dezembro, foi determinada na tarde do mesmo dia e a decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do TCE.

O prefeito decretou aumento de 8,6% na passagem de ônibus, contrariando o cálculo feito pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados), que com base na fórmula estabelecida no contrato do município com o Consórcio Guaicurus, previa reajuste de 9,5% no passe, fixando a tarifa-técnica em R$ 3,56.

Chadid considerou o decreto ilegal por descumprir uma das cláusulas do contrato de concessão.

A Prefeitura de Campo Grande enviou documentos para justificar ao TCE que o reajuste está dentro da legalidade. A Corte de Contas instituiu uma comissão para analisá-los e o conselheiro entendeu que o aumento é “matematicamente compatível com os índices e fórmulas estabelecidos no contrato de concessão”.

A questão chegou a ser levada à Justiça, pelo Consórcio Guaicurus. Mas na quinta-feira (15), o desembargador Marcelo Câmara Rasslan indeferiu o pedido liminar das empresas que operam o transporte coletivo, por entender que não havia motivos suficientes para derrubada da decisão do TCE.

Na tarde desta segunda-feira (19), o conselheiro Ronaldo Chadid revogou a suspensão, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas.

Mais cara 

Sem considerar o reajuste, a tarifa do transporte coletivo em Campo Grande já era a 10ª mais cara entre as 27 capitais brasileiras, conforme apurou o Campo Grande News no dia 5 deste mês, quando o passe subiria para R$ 3,53.


Fonte: campograndenews
por: Anahi Zurutuza
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/tce-valida-aumento-e-passagem-de-onibus-na-capital-sobe-para-rs-3-53


Lula diz que Lava Jato virou perseguição para evitar sua candidatura

$
0
0

Instituto Lula publicou um comunicado, nesta segunda-feira, após ex-presidente virar réu em mais uma ação, no âmbito da operação

© Filipe Araujo

O Instituto Lula publicou um comunicado, nesta segunda-feira, no qual diz que a Lava Jato virou uma perseguição ao ex-presidente, com o objetivo de evitar sua candidatura à Presidência em 2018.

A nota foi divulgada após Lula virar réu em mais uma ação, no âmbito da operação. Ao todo, o petista é réu em cinco processos, segundo o portal Uol.

"O ex-presidente Lula nunca solicitou vantagens indevidas e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois da presidência da República. A Lava Jato, que começou investigando desvios na Petrobras, se tornou uma perseguição ao ex-presidente Lula, aceitando ações capengas e sem provas sobre um apartamento que o ex-presidente aluga e um terreno que jamais foi pedido ou usado pelo Instituto Lula para justificar uma perseguição política que tem como objetivo impedir que Lula seja candidato em 2018", diz o texto, publicado na página de Lula no Facebook.

Ainda de acordo com a nota, o Instituto Lula diz "que nunca teve outra sede a não ser o sobrado onde funciona até hoje, adquirido em 1990 pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Trabalhador (IPET)", sempre recebendo "doações legais, declaradas e dentro da lei."



Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321627/lula-diz-que-lava-jato-virou-perseguicaopara-evitar-sua-candidatura

Aprovados em curso, 103 guardas municipais passam a usar arma de fogo na Capital

$
0
0

Formatura foi nesta segunda-feira 

Divulgação

Depois de participar de treinamento que durou dois meses, 103 servidores da Guarda Civil Municipal estão autorizados a usar arma de fogo durante exercício da função. Nesta segunda-feira (19) aconteceu a formatura dos patrulheiros da Guarda.

A cerimônia de formatura aconteceu na sede da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e contou com a participação do prefeito Alcides Bernal (PP) e autoridades que atuam na área da segurança pública em Campo Grande.

Ao todo, os guardas tiveram 600 horas aula do curso e na preparação, tiveram instrução de tiro, técnicas de abordagem, além de 176 horas de capacitação para emprego de arma de fogo. No início, 180 vagas foram abertas, destas, 103 conseguiram se formar no curso.

Além da formatura dos servidores da Guarda, na cerimônia foram repassados à instituição 25 armas calibre 12, 275 revólveres calibre 38, seis bicicletas, 16 capacetes, 25 armas, 203 coletes balísticos.

Em seu discurso, Bernal afirmou que este é um avanço na segurança pública municipal, além de ser o primeiro passo para armar toda a Guarda Municipal. Enquanto fazia a entrega simbólica das armas aos guardas, o prefeito disse que torce para que o uso efetivo do armamento não seja necessário. “Espero que tudo se resolva na conversa sem que seja necessário o confronto”, relatou.



Fonte: Midiamax
Por: Clayton Neves
Link original: http://www.midiamax.com.br/policia/aprovados-curso-103-guardas-municipais-passam-usar-arma-fogo-capital-325928

10ª vítima: nova escavação leva a mais 2 ossadas no cemitério de 'Nando'

$
0
0

Equipes trabalham para localizar pelo menos outras duas

Foto: Luiz Alberto
 As investigações sobre Luiz Alves Martins Filho (49), o ‘Nando’, levaram a Polícia Civil ao encontro de duas novas ossadas na região do Parque dos Poderes, nesta segunda-feira (19). Desta vez, as ossadas foram localizadas em uma propriedade privada e pertenceriam a duas mulheres, ambas com nome de “Jenifer”. O número de corpos localizados aumenta para 10, com as ossadas de hoje.

As escavações recomeçaram pela manhã, quando as duas ossadas foram encontradas. A suspeita é de que uma das vítimas chamava-se “Jenifer Larissa”. Segundo a polícia, as identidades só poderão ser confirmadas após resultados de exames realizados pelo Imol (Instituto Medico Odontológico Legal). Nesta tarde, equipes ainda trabalham no local com foco na localização de outros dois corpos, o de um homem e de uma mulher.

De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que uma mulher, com apelido de “Malu”, e um homem, chamado “Eduardo”, também teriam sido enterrados na propriedade, onde funciona um aterro de entulhos. A polícia ainda revelou a procura por uma terceira vítima, supostamente como nome de "Flávio" ou "Alemão". A expectativa seria de localizar estes corpos ainda hoje. 

As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Márcio Shiro Obara. Ele explicou ao Jornal Midiamax, que no local, comumente é feita a retirada de terra para colocação de aterros, o que pode atrapalhar na localização das ossadas, já que partes dos corpos podem ter sidos removidos em uma dessas retiradas.

Ainda assim, com base no depoimento de testemunhas, inclusive do proprietário do aterro, as perspectivas da polícia para localização dos dois corpos ainda são boas. O delegado explicou que descarta participação do proprietário nos crimes, e que, inclusive, foi ele quem disponibilizou parte dos maquinários usados nos trabalhos. Ao todo, três escavadeiras continuam no local.

O delegado explicou ainda que as escavações na propriedade estão sendo feitas com autorização judicial. Fora as ossadas de “Malu” e “Eduardo”, outras duas vítimas de “Nando” teriam sido enterradas na região. A localização destes corpos, mais os dois localizados pela manhã, poderiam fechar as investigações.

“Nossa preocupação é com a materialização de provas dos homicídios, que já foram confessados pelo grupo. Por isso, a necessidade destas escavações”, explicou o delegado. “Nando” acompanha as escavações desde cedo, mas já não seria tão fundamental nesta etapa. Segundo o delegado, a presença é em caso da necessidade de um detalhe ou outro, diante do avanço das investigações.

Funcionários do aterro também disseram que os locais onde as outras ossadas estariam, conforme dados repassados pela polícia, não teriam sido atingidas pelas últimas escavações, o que aumenta a possibilidade de encontrar ossadas completas. Eles também disseram que Nando sempre era visto no local, pois o assassino catava fios e outros materiais deixados com o entulho. 

O proprietário do aterro comentou ainda que nunca havia visto algo de diferente. Já os funcionários, complementaram que Nando realmente era visto pegando materiais como madeira e ferro, inclusive, que costumavam comentar que o assassino era de "quietão". 

Os corpos localizados nesta segunda estavam em locais distintos. O primeiro foi encontrado próximo ao portão da propriedade, já o segundo, próximo da rodovia. Outro detalhe revelado pelo delegado é que “Nando” ainda não teria nomeado para sua defesa no caso. Ele apenas estaria sendo auxiliado por familiares, sem presença de advogado. 

Escavações 

 A última ossada encontrada pela polícia era de um adolescente de 17 anos. Os restos mortais de Daniel Gomes Carvalho, foi localizado no último dia 5 de dezembro. Ele foi a oitava vítima confirmada do grupo de "Nando".






Fonte: Midiamax
Por: Alexandro Barboza e Geisy Garnes
Link original: http://www.midiamax.com.br/policia/nova-escavacao-leva-policia-outras-duas-vitimas-nando-325908

Caminhão invade feira de Natal em Berlim e deixa mortos e feridos

$
0
0

Segundo a polícia, há nove mortos e muitos feridos; um suspeito foi preso. Ainda não está claro por que o caminhão saiu da avenida em que estava e entrou na área da feira.

Pessoa ferida em invasão de caminhão em praça de Berlim é transportada de ambulância de hospital (Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch)
Um caminhão invadiu uma feira de Natal nesta segunda-feira (19) em Berlim, na Alemanha. Segundo a polícia, há nove mortos e "muitos feridos". De acordo com a rede CNN, são mais de 50 pessoas feridas.

Ainda não está claro por que o caminhão saiu da avenida em que estava e entrou na área da feira, que acontece na praça Breitscheid, perto da avenida Kurfürstendamm, na parte Ocidental de Berlim.
Caminhão invade feira de Natal em Berlim
A polícia informou que uma pessoa foi presa perto do parque Tiergarten, suspeita de ser o motorista do caminhão, e que um passageiro do veículo morreu no local. O caminhão tinha placa polonesa e nele foram encontradas barras de aço, disse a polícia.

Após a prisão do suspeito, a polícia informou que não havia mais nenhuma situação de perigo na região da praça, mas cerca de uma hora depois disse que estava checando "um item suspeito" numa rua ao lado da praça.

A Casa Branca repudiou o que "parece ser um ataque terrorista" em Berlim.

Um vídeo postado pelo jornal "Berliner Morgenpost"em sua página no Facebook mostra pessoas no chão, objetos destruídos no local e o caminhão danificado.


O caminhão entrou na feira por volta das 20h locais (17h, no horário de Brasília), quando muitos turistas e moradores faziam compras. A praça fica ao pé da igreja Kaiser Wilheim, parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial e mantida como memorial.

Viaturas da polícia e ambulâncias foram rapidamente para o local, conforme uma grande operação de segurança se desdobrava. O prefeito Michael Müller, que também está no local, disse que ainda não se sabe o motivo da invasão.
Policiais isolam área em que caminhão entrou em feira de Natal em Berlim, na Alemanha (Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch)
A agência de notícias dpa afirma que foi informada pela polícia que o caso está sendo tratado como um ataque. Mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente.

A polícia de Berlim pediu que os moradores fiquem em casa, deixem as ruas da região livres e não espalhem rumores nem vídeos, para não atrapalhar as investigações.

"Escutei um barulho forte e então fui em direção à feira de Natal e vi muito caos... muitas pessoas feridas", disse Jan Hollitzer, vice-editor do jornal Berliner Morgenpost, à CNN. "Foi realmente traumático."

"Estamos em luto e esperamos que os muitos feridos recebam a ajuda necessária", disse o porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, em sua conta no Twitter.
Árvore de Natal é vista caída em rua de Berlim após invasão de caminhão em mercado de Natal (Foto: REUTERS/Pawel Kopczynski)
Policiais isolam praça com feira de Natal em Berlim que foi invadida por caminhão nesta segunda-feira (19) (Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch)
Polícia de Berlim isola área em que caminhão invadiu feira na capital alemã (Foto: REUTERS/Pawel Kopczynski)
Cobertor de resgate cobre corpo de vítima depois que caminhão invadiu praça com feira de Natal nesta segunda-feira (19) na Alemanha (Foto: REUTERS/Pawel Kopczynski)



Por G1

Janot diz a parlamentares que pedirá retirada de sigilo de delação

$
0
0

Intenção ocorre após vir a público a delação do ex-executivo da empreiteira Claudio Melo Filho, que atingiu integrantes da cúpula do Executivo

© Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em encontro com senadores e deputados federais, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou que irá pedir a retirada do sigilo das delações realizadas pelos executivos e ex-executivos da Odebrecht, após o conteúdo ser homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavaski.

O ministro é relator dos processos que tramitam no STF no âmbito da Lava Jato e caberá a ele dar prosseguimento ou não nos pedidos de investigações. A decisão do ministro deve ocorrer no próximo mês de fevereiro, após o fim do recesso.

A intenção de Janot de pedir a retirada dos sigilos foi comunicada a integrantes da bancada do Espírito Santo, em reunião realizada na sede da PGR, em Brasília, na manhã da última quinta-feira, 15. A pauta do encontro, inicialmente, era o impacto da resolução 72/2010 aprovada pelo Congresso Nacional em 2012, que alterou o repasse do ICMS interestadual para o Espírito Santo.

O encontro ocorreu três dias antes de Janot entregar nesta segunda-feira, 19, os documentos dos acordos de delação premiada de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht. Os relatos, por escrito ou em vídeo, recolhidos na semana passada, foram armazenados na sala-cofre do STF e estão à disposição do ministro Teori Zavascki.

"Fomos ao Janot na última semana para tratar de temas do Espírito Santos e ele disse que ao mesmo tempo que as delações forem homologadas, a intenção dele é pedir para que seja retirado o sigilo de tudo, que tudo venha a público. Vamos viver o mês de fevereiro e março sob os auspícios do que vem por ai", afirmou o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES). "Ele disse que vai pedir a retirada do sigilo. Demonstrou muita confiança e disse que entregaria hoje as delações da Odebrecht", ressaltou o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), também presente no encontro.

A intenção de Janot ocorre após vir a público a delação do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho, que atingiu integrantes da cúpula do Executivo, entre eles o próprio presidente da República e vários ministros de seu partido, o PMDB, e do Legislativo. O vazamento levou o presidente Michel Temer a encaminhar uma carta ao procurador-geral. Após as reações, Janot comunicou que iria investigar a origem do vazamento. Com informações do Estadão Conteúdo.



Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321667/janot-diz-a-parlamentares-que-pedira-retirada-de-sigilo-de-delacao
Viewing all 47571 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>