Quantcast
Channel: Jornal do Estado MS
Viewing all 47571 articles
Browse latest View live

CLIMA| Dia amanhece com céu entre nuvens e previsão é de chuva em pontos isolados

$
0
0

Na Capital, domingo amanheceu com céu entre nuvens 

Reprodução
O domingo em Campo Grande amanheceu com céu entre nuvens e previsão é de chuva em pontos isolados no período da tarde principalmente no Centro e Norte, porém o sol deve predominar em todo Mato Grosso do Sul. O dia será quente no Estado com temperatura máxima na casa dos 35ºC, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na Capital, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, temperatura máxima em torno dos 32ºC e umidade relativa do ar mínima em 55%.

Em Dourados, Coronel Sapucaia e Ponta Porã, máxima de 31ºC, Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana 34ºC, Três Lagoas, Paranaíba e Nova Andradina 32ºC, Sidrolândia e São Gabriel do Oeste 35ºC.

Para amanhã, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde, principalmente no Noroeste, Centro e Sul do Estado. O Verão chega a Mato Grosso do Sul às 6h44 da próxima quarta-feira (21).


Fonte: campograndenews
Por: Viviane Oliveira
Link original: http://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/dia-amanhece-com-ceu-entre-nuvens-e-previsao-e-de-chuva-em-pontos-isolados



Imprimir

Lava Jato conclui delações de 77 executivos da Odebrecht

$
0
0

Todas as delações serão analisadas pelo Supremo Tribunal Federal, que vai tentar acelerar a leitura dos documentos

© Reuters

Terminou na madrugada deste sábado (17) os depoimentos de delação premiada de 77 ex-executivos da Odebrecht na Lava Jato. Os delatores falaram mais de uma vez cada um e tudo foi gravado em vídeo.

De acordo com o G1, a documentação dos acordos de delação serão levadas na segunda-feira (19) para uma sala isolada, trancada, no terceiro andar do prédio principal do Supremo Tribunal Federal. Só terão acesso ao material o ministro Teori Zavaski, relator da operação, assessores e juízes do caso.

Porém, o recesso de fim de ano do judiciário começa na terça-feira (20), o que impedirá a análise do material em 2016. A decisão sobre a homologação ou não dos acordos acontecerá somente na volta do recesso, em fevereiro.


Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321073/lava-jato-conclui-delacoes-de-77executivos-da-odebrecht


Imprimir

Beiçola de 'A Grande Família' desabafa e pede emprego pelas redes sociais: 'Quero trabalhar'

$
0
0

Sem emprego desde agosto, ele corre risco de ser despejado

Divulgação

O ator Marcos Oliveira, famoso por viver o Beiçola de "A Grande Família", está desempregado e apelou para as redes sociais em busca de um novo papel. Na sexta-feira (16), ele escreveu um texto no seu Facebook desabafando sobre sua luta pela sobrevivência. O ator está sem trabalho desde agosto, quando chegou ao fim a novela "Liberdade, Liberdade".

"Oi gente eu sou o Marcos Oliveira e estou na batalha. Estou sem contrato e quero trabalhar. Beijos", escreveu Oliveira em seu perfil. Ao Uol, ele contou que não é contratado da Globo, como muitos acham, e precisa estar atuando para conseguir pagar as contas. "Não tenho dinheiro para pagar aluguel e as contas. Fiz dois empréstimos para sobreviver acreditando que acharia um trabalho logo. Estou juntando dinheiro para tentar pagar o aluguel desse mês. Se não pagar, daqui a pouco estou sendo despejado", explicou.

Aos 60 anos, ele mora em Botafogo, no Rio de Janeiro, e conta que enfrentou problemas de saúde."Tive um problema que só houve nove casos no mundo, sou o décimo: uma fístula. Tenho que fazer mais duas cirurgias, mas agora não dá. Aí começou meu transtorno, fiz várias cirurgias, tratamento de câncer. Graças a Deus na época eu estava contratado, tinha plano de saúde e deu para cuidar".

"Quero trabalhar, ter minha dignidade. Não quero ficar recebendo esmola de ninguém. Parece que meu trabalho não é suficiente ou que não tenha qualidades para ser bem-sucedido no meu trabalho, entendeu?", se queixa.



Fonte: Correio24horas
Link original: http://www.correio24horas.com.br/single-entretenimento/noticia/beicola-de-a-grande-familia-desabafa-e-pede-emprego-pelas-redes-sociais-quero-trabalhar/?cHash=b6101e0479f252827471b7124a63c809



Imprimir

Pivô da crise do governo Temer mirava altos cargos

$
0
0

Cláudio Melo Filho era de total confiança de Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo e hoje preso

© Reuters

O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, cuja delação premiada denunciou um esquema de corrupção do governo Temer, mirava altos parlamentares e era de total confiança de Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo e hoje preso.

No acordo de delação premiada, Cláudio Filho denunciou o repasse de R$ 10 milhões para campanha do PMDB, em 2014, a pedido de Temer. O presidente da República, no entanto, nega as acusações.

Segundo a Folha de S. Paulo, o ex-diretor de Relações Institucionais herdou o cargo de seu pai, Cláudio Melo, em 2004.

O ex-funcionário da empreiteira não estava muito acostumado com negociações políticas até assumir o cargo nas Relações Institucionais. Por meio do seu pai, conseguiu muitos contatos dentro do Congresso Nacional.

Relatos apontam Cláudio Filho que não ligava para a turma do "baixo clero", e costumava mirar nos figurões do mundo da política no Congresso. Dentro deste cenário, o lobista negociava doações legais e ilegais da empreiteira para os políticos.

Em Brasília, sua família é proprietária do restaurante Soho, de gastronomia oriental e Cláudio Filho mora em um imóvel de alto nível no Lado Sul da cidade.



Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321085/pivo-da-crise-do-governo-temer-mirava-altos-cargos


Imprimir

Homem é esfaqueado no pescoço pela esposa enquanto dormia

$
0
0
Divulgação

Homem de 29 anos foi esfaqueado no pescoço enquanto dormia, na madrugada de hoje (18), em uma fazenda que fica no Km 42 da BR-163, na Zona Rural, em Campo Grande. Roney da Mota foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Santa Casa. A principal suspeita de ter cometido o crime é Cristiane Lemes Martins, 36 anos, mulher da vítima.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava dormindo quando sentiu uma ardência no pescoço e ao abrir os olhos encontrou a esposa com uma faca tentando lhe matar. Ele, então, percebeu que estava ferido e saiu em busca de socorro. A mulher fugiu e disse que ia procurar a polícia para se apresentar.

Roney foi socorrido pelo irmão Roverton Mota Pedraça e um vizinho que acionaram o Corpo de Bombeiros. A suspeita de ter tentando matar o marido fugiu da fazenda em um veículo. O motivo do crime não foi informado pela polícia. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga.


Fonte: campograndenews
por: Viviane Oliveira
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/-homem-e-esfaqueado-no-pescoco-pela-esposa-enquanto-dormia

TJ e Defensoria de MS entram em recesso a partir de terça-feira

$
0
0
Reprodução 
A partir de terça-feira (20), TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e DPE-MS (Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul) entrarão em recesso, que seguirá até 6 de janeiro de 2017. Neste período, o peticionamento de processos serão feitos somente pela internet das 6 horas às 23h59, no caso da Justiça, enquanto a Defensoria só atenderá situações urgentes.

Em caso de manutenção ou de indisponibilidade do sistema, ou quando o habeas corpus for impetrado pelo próprio paciente, sem assistência de advogado, poderão ser realizados peticionamentos físicos.

Conforme a Justiça, as petições por meio físico serão recebidas na Secretaria Judiciária entre 9h e 13h. O pedido será digitalizado pelo plantonista, que ficará de sobreaviso nos demais horário e poderá ser acionado por meio do telefone (67) 99120-0618

Durante o plantão, não serão apreciados pedidos de depósito ou de levantamento de importância em dinheiro ou valores nem liberação de bens apreendidos. No feriado forense, não será admitida a reiteração de pedidos já apreciados pelo tribunal, nem pedidos de reconsideração ou reexame das decisões proferidas durante o recesso.

No caso da DPE, serão recebidos pedido de revogação de prisão preventiva; relaxamento de prisão; liberdade provisória, com ou sem fiança; recebimento de comunicação de flagrante; medidas cautelares e antecipatórias; atendimento da infância e da adolescência; mandados de segurança com pedidos de liminar.

Conforme publicado, "os Defensores Públicos farão atendimento imediato, com a respectiva tomada de providência judicial e/ou extrajudicial em favor do assistido da Instituição, no período de feriado forense de final de ano, compreendido entre os dias 20 de dezembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017, nos casos urgentes".


Fonte: campograndenews
por: Mayara Bueno
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/tj-e-defensoria-de-ms-entram-em-recesso-a-partir-de-terca-feira


Imprimir

VÍDEO| Marido de delegada espanca guarda após agredir a própria esposa

$
0
0

A agente Edvânia Nayara levou socos e chutes

Reprodução

Edvania Nayara, 23, que trabalharia como guarda, foi espancada em um clube na cidade de Três Corações, em Minas Gerais – distante cerca de 287 km da Capital, Belo Horizonte. O vídeo que mostra a agressão já circula pelas redes sociais, causando revolta. Edvânia estaria fazendo a segurança do Clube Atalia durante o sábado (17), quando levou um soco e chutes de Felipe Neder, 34, sócio em uma empresa de cerâmica.

Confira o vídeo:



Momentos antes de espancar a agente, ele é chamado por ela, pois estaria agredindo a esposa. “Ela é minha esposa, por que você está me tratando assim?”, afirma. Em seguida, ele desfere um soco e Edvânia cai ao chão com o impacto. Felipe continua chutando a vítima, que levanta chorando. A agressão também chocou as pessoas que estavam no local. Sites e blogs locais não confirmam qual o cargo da agente de segurança. Outro guarda que trabalhava com ela no sábado ‘encurralou’ o agressor após a violência, e alegou que ele teria que permanecer no local e esperar pela polícia.
Imagem divulgada mostra o agressor (Felipe) com a esposa Ana Paula Gontijo, que é delegada
Edvânia, após o ocorrido, comentou em seu perfil no Facebook, que estaria ajudando a esposa de Felipe, que é delegada e também foi agredida por ele. “Olá pessoal acabei de chegar em casa como o vídeo está rolando não escondo de ninguém, apenas estava fazendo minha obrigação, pra muitos que vi que defenderam ele só tenho a dizer se fosse você , sua filha, sua parente ele seria um coitadinho como muitos disse Fui vitima de um vagabundo que bateu na mulher dele DELEGADA ANA PAULA , que eu fui ajudar ela nem se quer tava ali pra me defender ou falar alguma coisa do tipo”.
Edvania postou uma foto em seu perfil durante o trabalho no Clube Atalaia (divulgação)

Na rede social, a revolta já é percebida pelos comentários, que chamam o agressor de “covarde”. Mensagens de apoio também surgem incessantemente no perfil de Edvânia.


Fonte: Midiamax
Por: Izabela Sanchez


Imprimir

Na última semana antes de recesso, Câmara vota orçamento de R$ 3,5 bilhões

$
0
0

Receita será executada pelo prefeito eleito, Marquinhos Trad

Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Na terça-feira (20), os vereadores de Campo Grande votarão o orçamento municipal, cuja previsão de receita é de R$ 3,5 bilhões para 2017, que será tocado pelo próximo prefeito, Marquinhos Trad (PSD). Junto da proposta, foram anexadas 30 emendas.

A primeira votação será realizada a partir da 9 horas, em seguida, em uma sessão extraordinária, o projeto passará pela segunda análise.

Por conta da situação financeira do município, que não é boa, os vereadores definiram só 30 emendas, o restante será sugestão. Uma delas mantém a margem de 5% de remanejamento do orçamento, por parte do prefeito.

Foram 302 emendas para área de transporte, outras 162 para urbanismo, outras 90 para educação, habitação teve 17 emendas, assistência social (nove), gestão ambiental foram (sete), cultura (cinco), direitos da cidadania (cinco), emendas de redação foram cinco, comunicação (cinco), segurança pública (três), desporto e lazer (duas), ciência e tecnologia (duas), administração (duas), comércio e serviços uma emenda.


Fonte: campograndenews
por: Mayara Bueno
Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/na-ultima-semana-antes-de-recesso-camara-vota-orcamento-de-rs-3-5-bilhoes



Imprimir

Cúpula do Planalto teme a quebra de silêncio de Cunha

$
0
0

Após quase dois meses preso, a paciência do ex-deputado parece estar se esgotando

© Reuters

A cúpula do Planalto parece estar mais preocupada com as possíveis revelações de Eduardo Cunha, do que com as delações de ex-executivos da Odebrecht na Lava Jato.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, integrantes do governo Temer ainda devem se preocupar com as futuras delações. Apesar de acreditarem que o pior já passou, quem acompanha a Lava Jato de perto sabe que as colaborações de Marcelo Odebrecht e de seu pai, Emílio, ainda podem causar problemas ao presidente da República.

Outro caso ainda tem gerado dor de cabeça: a incerteza do silêncio de Eduardo Cunha. O ex-deputado contava com a ajuda de companheiros para sair da cadeia. Porém, há quase dois meses preso, a paciência de Cunha parece estar se esgotando.

Lembrando que, sua transferência da carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, para um presídio comum teria sido, inclusive, uma forma de fazer uma pressão psicológica para que Cunha faça suas revelações.

O Planalto acredita que mesmo que a Lava Jato não aceite firmar um eventual acordo de delação com ex-deputado, ele fará um depoimento da mesma forma.



Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321081/cupula-do-planalto-teme-a-quebra-de-silencio-de-cunha


Imprimir

Jovem é morta a tiros e ex-marido 29 anos mais velho suspeito de ser mandante

$
0
0

Casal morou pouco tempo junto, segundo declaração de testemunhas

Jovem morreu aos 23 anos - Reprodução/Facebook
Policiais fazem buscas por homem, de 53 anos, suspeito de mandar assassinar a ex-companheira, Fernanda de Andrade Oliveira, 23 anos, na noite de ontem, na Rua Dona Bitinha, no Bairro Santo Antônio, em Paranaíba. Segundo informações iniciais, o suspeito não aceitava o fim do casamento que durou pouco tempo ao lado da jovem.

À reportagem, investigador contou que Fernanda estava na frente de casa conversando com prima e amiga quando pistoleiro chegou atirando. Fernanda foi atingida por dois tiros e foi levada ainda com vida para hospital, contudo não resistiu.

Testemunhas do crime disseram que o autor estava de capacete e que na fuga teria entrado no carro que pertence ao ex-marido da jovem. "Suspeitamos que o ex tenha sido mandante. Até agora ele não foi encontrado e estamos trabalhando no caso", afirmou policial. Familiares disseram que Fernanda morou pouco tempo com o suspeito e que havia decidido pela separação recentemente. No entanto, ele não aceitava o fim do relacionamento.

Ainda segundo informação policial, não foi possível ver onde os tiros atingiram a vítima, visto que não houve sangramento, o que é característico de ferimento causado por revólver calibre 22. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico. Fernanda trabalhava em restaurante de Paranaíba e o ex atua como vigia noturno.



Fonte: CE

Por: LAURA HOLSBACK1
Link original: http://www.correiodoestado.com.br/cidades/jovem-e-morta-a-tiros-e-ex-marido-29-anos-mais-velho-suspeito-de-ser/293696/


Imprimir

Corolla roda na pista, bate na lateral de caminhão e adolescente fica ferida

$
0
0
Veículo de passeio ficou destruído (Foto: Alcides Neto)

Jovem de 19 anos ficou ferida após o carro em que estava rodar na pista e bater na lateral de um caminhão, na manhã de hoje (18), no Km 500 da BR-163, em Campo Grande. Giovana Souza sofreu ferimentos leves. Ela foi socorrida por equipe da CCR MSVia, concessionária que administra a rodovia, e encaminhada à Santa Casa.

O motorista do veículo Toyota Corolla, de cor cinza, Patrick Rafael de Oliveira, também de 19 anos, contou que seguia para a festa de aniversário do avô, que mora em São Gabriel do Oeste, e tinha como passageira a namorada, Giovana, quando tentou ultrapassar um caminhão.
Óleo do caminhão envolvido no acidente ficou espalhado na via (Foto: Alcides Neto)

Ele relatou que no momento em que fazia a manobra, o motorista do caminhão também tentou ultrapassar e para evitar bater de frente com outro veículo que vinha no sentido contrário, teve que jogar o automóvel para o acostamento.

Mesmo assim, Patrick colidiu o carro na traseira do caminhão, rodou na pista e foi batendo no guard rail. O carro dele ficou totalmente destruído. Ele e o motorista do caminhão não ficaram feridos. Já Giovana sofreu um corte no rosto.
Divulgação

Motorista do carro (à esquerda) conversa com socorrida da CCR MSVia (Foto: Alcides Neto)

O trânsito ficou lento no trecho e por alguns minutos a pista foi interditada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para guinchar o carro de passeio. O motorista do caminhão não quis comentar sobre o acidente. Ele disse apenas que o veículo está carregado de entulho e seguia para o Estado de Goiás. Por causa da batida, óleo diesel do caminhão ficou espalhado na via.



Fonte: campograndenews
por: Viviane Oliveira e Yarima Mecchi
Link original: http://www.campograndenews.com.br/transito/corolla-roda-na-pista-bate-na-lateral-de-caminhao-e-adolescente-fica-ferida

Com núcleo político no alvo, Temer reavalia Casa Civil

$
0
0

Plano do presidente o é mexer na equipe alvejada por denúncias de corrupção e substituir ministros

© DR

Preocupado com os efeitos das delações de ex-executivos da Odebrecht, o presidente Michel Temer quer dar uma "cara nova" ao governo após a eleição para o comando da Câmara e do Senado, em fevereiro de 2017. O plano imediato de Temer para enfrentar a crise sem fim e se manter no cargo é mexer na equipe alvejada por denúncias de corrupção, substituir ministros ineficientes em áreas sociais e investir em mais medidas para alavancar o crescimento.

A permanência do chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, é considerada incerta, apesar dos desmentidos oficiais. Temer, Padilha e Moreira foram citados na delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho. O nome do presidente também apareceu no depoimento de Márcio Faria, outro dirigente da construtora, à força-tarefa da Lava Jato.

Com o núcleo político do governo combalido e a popularidade despencando dia após dia, o presidente pretende repaginar a Casa Civil, dando um perfil mais técnico e mais "interno"à pasta que coordena as ações da equipe. Na outra ponta, a ideia é criar uma secretaria especial no Ministério da Fazenda, hoje comandado por Henrique Meirelles, para abrigar discussões voltadas a novas iniciativas que possam reaquecer a economia e ter impacto mais rápido no bolso do consumidor.

Embora o pacote anunciado na quinta-feira pelo governo tenha como foco o combate ao desemprego e a redução do endividamento das empresas, a avaliação do mercado financeiro é a de que essas medidas somente terão efeito a longo prazo. "É evidente que os números da economia não são motivo de alegria, mas temos um rumo sendo construído", afirmou o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

O agravamento da crise, porém, aflige cada vez mais o Palácio do Planalto, que conseguiu aprovar no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos, mas com oito baixas em sua base de sustentação. A semana foi marcada por tensões, choque entre Poderes e até mesmo o senador aliado Ronaldo Caiado (DEM-GO) roubou a cena ao sugerir a renúncia de Temer. O DEM comanda o Ministério da Educação. A bancada do PSB - partido que controla Minas e Energia - também se rebelou e avisou que votará contra a reforma da Previdência.

Chacoalhão

Temer vai esperar o fim da disputa na Câmara e no Senado, daqui a 45 dias, para promover as trocas no primeiro escalão. No Planalto, seus auxiliares falam em "chacoalhão" no governo, mas adversários veem na estratégia mais uma ação de marketing, em busca de sobrevivência política, a exemplo do que a ex-presidente Dilma Rousseff fez, sem sucesso, em outubro de 2015.

"Esse governo nos tirou do poder, mas o Brasil segue em crise profunda, dividido e hoje sob risco de uma convulsão social", disse o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), que agiu para jogar água na fervura da briga entre o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o Supremo Tribunal Federal.

Além de mudanças na Casa Civil e na secretaria que cuida das concessões serem vistas nos bastidores como uma questão de tempo, substituições nas pastas do Trabalho e da Saúde viraram "pule de dez" na bolsa de apostas.

PSDB

Na tentativa de contornar mais uma revolta em sua base de apoio, Temer também adiou a nomeação do líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), para a Secretaria de Governo. Ele acertou com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) que Imbassahy ocupará o lugar do ministro Geddel Vieira Lima na articulação política, mas somente depois que a Câmara escolher seu novo presidente.

Temer teve de recuar do anúncio porque depende do Centrão - grupo que reúne 13 partidos e cerca de 200 deputados - para sobreviver nesses tempos sombrios, nos quais pedidos de impeachment não faltam. Líderes do grupo se queixaram da indicação de Imbassahy, pois viram ali uma manobra do Planalto para beneficiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, com o aval do PSDB.

Antes mesmo das delações da Odebrecht, o presidente já havia perdido seis ministros. O depoimento de Melo Filho, no entanto, provocou a queda, na quarta-feira, do advogado José Yunes, amigo de Temer e seu assessor especial. O presidente não escondeu dos amigos que Geddel e Yunes foram as saídas mais sentidas por ele. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: NAOM
Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/321104/com-nucleo-politico-no-alvo-temer-reavalia-casa-civil


Imprimir

Condutor causa acidente, foge e atira contra família em carro no Nova Lima

$
0
0

Polícia Militar foi acionada e faz rondas na região em busca do suspeito

Carro bateu em poste. (Foto: Amanda Bogo)

O condutor de um veículo VW Gol bateu na traseira de um HB20 e ainda efetuou disparos contra a família que estava no carro. De acordo com relatos do motorista do HB20, que não quis se identificar, o condutor do Gol fugiu após o acidente e ele foi seguir o carro para anotar a placa, momento em que os disparos começaram.

Conforme o motorista, que estava no carro com a mulher e o filho, ele saindo de uma estrada vicinal quando o Gol bateu na traseira do HB20 e o motorista fugiu do local. Para anotar a placa ele iniciou uma perseguição.

Quando estavam próximo do Terminal Nova Bahia, na Avenida Cônsul Assaf Trad, o motorista do Gol percebeu que estava sendo seguido, fez o retorno e começou a atirar com arma de fogo contra o HB20.

O condutor do HB20 reletou que ao tentar fugir entrou na Avenida Marquês de Herval, no bairro Nova Lima, e colidiu com um poste no cruzamento com a Rua Jerônimo de Albuquerque. Ele relata ainda que o motorista do Gol, que estava com mais três ocupantes, desceu do carro e efetuou mais disparos, sendo que um pegou na porta do carro.

Conforme o motorista, o suspeito aparenta ter cerca de 40 anos e estava vestido de chapéu, camisa e calça listradas. Ele também aparentava estar sob efeito de bebida alcoólica.

A PM (Polícia Militar) foi acionada e faz rondas na região em busca do suspeito. O motorista conseguiu anotar a placa do veículo. 
Porta ficou danificada após ser acertada por tiro. (Foto: Amanda Bogo)


Fonte: campograndenews
por: Yarima Mecchi e Amanda Bogo
Link original: http://www.campograndenews.com.br/transito/condutor-causa-acidente-foge-e-atira-contra-familia-em-carro-no-nova-lima



Imprimir

Diariamente, quatro mulheres morrem por complicações do aborto

$
0
0
Grávida com medicamento abortivo comprado em feira livreJoá Souza | Ag. A TARDE | 15.02.2013
O Brasil registra uma média de quatro mortes por dia de mulheres que buscam socorro nos hospitais por complicações do aborto. Até setembro, foram 1.215 casos. Os registros de 2015 têm padrão semelhante: de janeiro a dezembro, houve 1.664 relatos de mulheres que morreram depois de dar entrada em hospitais por complicações relacionadas à interrupção da gravidez.

Os números do Ministério da Saúde obtidos pelo Estado apontam que o impacto da proibição do aborto para saúde das brasileiras vai muito além do que está no Sistema de Notificação de Mortalidade (SIM). O banco de dados, usado como fonte oficial, indica 54 mortes comprovadas de mulheres em decorrência da interrupção da gravidez em 2014 - último ano com estatísticas divulgadas. Pelas informações do SIM, o aborto teria sido responsável por 3,3% das mortes ligadas ao período da gravidez ou ao parto. Bem menos do que hipertensão, hemorragias ou infecções.
"A morte por aborto é sempre subestimada em países que proíbem a prática"Cristião Rosa, médico integrante da associação Grupo Médico pelo Direito de Decidir (Global Doctors for Choice)
Os dados obtidos consideram mortes de pacientes nos hospitais com complicações do aborto. Mas o ministério alerta não ser possível afirmar que todos os óbitos podem ser atribuídos ao procedimento provocado, feito na maioria das vezes de forma clandestina. Técnicos justificam que as mortes poderiam ter sido causadas, por exemplo, por outros problemas que não tinham relação com a interrupção da gravidez. Ou até mesmo que o aborto tenha sido resultado de problema de saúde apresentado pela paciente.

"A morte por aborto é sempre subestimada em países que proíbem a prática. Seja pela clandestinidade, seja por falhas apresentadas no registro", afirmou o médico Cristião Rosa, integrante da associação Grupo Médico pelo Direito de Decidir (Global Doctors for Choice).

Há ainda os números envolvendo apenas as internações por complicações de aborto. Entre 2010 e 2014, os registros se aproximavam de uma média de 200 mil por ano. Os números preliminares de 2016 chegam a 123.312.

Pelas até então estatísticas oficiais, haveria uma morte de mulher por aborto a cada dois dias. Bem menos do que os números obtidos pelo Estado. "Um caso a cada dois dias já é uma matança. Uma tragédia que poderia ser perfeitamente evitável", diz Rosa. Ele afirma que a interrupção da gravidez quando feita com a assistência adequada é um procedimento seguro. Em casos raríssimos leva à morte. "As taxas de morte são menores, por exemplo, do que as do parto normal."

O médico afirma ocorrer 0,5 morte a cada 100 mil abortos legais e seguros. O indicador chega a quase zero quando a interrupção é feita até a 10.ª semana de gravidez. Conforme dados obtidos pela reportagem, foram autorizados 768 abortos no País de janeiro a junho deste ano - no mesmo período do ano passado, houve 738.

Para o médico, esse dado, por si só, já seria razão suficiente para mudar as regras brasileiras e liberar a interrupção da gravidez no País. "Quantas vidas poderiam ter sido poupadas?", questiona. "Porque uma coisa é certa: criminalizar o aborto não diminui a prática. Aborto existe desde que a humanidade existe. E vai continuar existindo."
"Um caso a cada dois dias já é uma matança. Uma tragédia que poderia ser perfeitamente evitável"Cristião Rosa, médico integrante da associação Grupo Médico pelo Direito de Decidir (Global Doctors for Choice)
Rosa avalia que, além de não resolver o problema dos altos índices de aborto, a criminalização traz outro problema."Você joga a mulher na clandestinidade. Nessa situação, ela se coloca em risco reprodutivo e de vida."

Grupos contrários à mudança dizem temer que, com a liberação, as estatísticas de aborto aumentem de forma expressiva. Rosa reconhece haver um aumento, normalmente nos primeiros anos seguintes à mudança da regra.

Mas ele atribui o fenômeno à melhor informação, não a um aumento real. "As estatísticas aumentam porque o procedimento sai da clandestinidade e mais casos chegam aos serviços de saúde. "Com a liberação, os países, a sociedade, os sistemas de saúde adquirem outro nível de responsabilidade com a saúde reprodutiva. As estratégias para lidar com a gravidez indesejada são intensificadas", avalia.

Ações de governo

É justamente nessas estratégias que o governo deveria intensificar suas ações, diz ele. A primeira delas, é ampliar o acesso à educação sexual. O segundo ponto essencial, completa, é garantir métodos contraceptivos de longa duração, como DIU e implantes hormonais.

"A pílula anticoncepcional tradicional em muitos casos não resolve, principalmente com adolescentes. Falta no posto de distribuição, a unidade de saúde fecha no fim de semana, ela esquece de tomar...". No Brasil, implantes hormonais não são distribuídos no Sistema Único de Saúde. "Há uma discussão eterna, mas o tema não segue adiante. Sofrem com isso sobretudo as jovens."

Uma das estratégias elogiadas é a ampliação da oferta de métodos de contracepção de emergência: a pílula do dia seguinte. "O recurso é essencial. Ele evita abortos clandestinos."


Fonte: Estadão Conteúdo
Por: Lígia Formenti


Imprimir

Ano está acabando, mas ainda tem concurso com inscrições abertas em MS

$
0
0

Na Prefeitura de Fátima do Sul, são 122 vagas e salário até R$ 12,6 mil

Divulgação
Dois concursos estão com inscrições abertas em Mato Grosso do Sul. Na Prefeitura de Fátima do Sul, o salário chega a R$ 12,6 mil. Veja mais detalhes:

PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL

Inscrições abertas para 122 vagas em vários cargos como coletor de lixo, monitor de creche e médico. 

O salário mensal dos profissionais varia no valor mínimo de R$ 880 podendo chegar até R$ 12.640,19, correspondentes a carga horária de 20h até 40h semanais.

Até dia 11 de dezembro de 2016, os candidatos devem efetuar as inscrições através do endereço eletrônico www.simpaassessoria.com.br.


TRT da 24ª Região - MS

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT - 24) que abrange o Estado do Mato Grosso do Sul, realiza concurso para formar cadastro reserva e preencher vagas nas funções analista judiciário, nas áreas administrativa (cr), judiciária - oficial de justiça avaliador federal (01), judiciária (cr), administrativa - contabilidade (cr), e de apoio especializado - biblioteconomia (cr), engenharia (cr), medicina (cr), tecnologia da informação (cr); e de técnico judiciário nas áreas administrativa (cr), apoio especializado - enfermagem (cr), tecnologia da informação (cr), e administrativa/ segurança (cr).

O salário é de R$ 6.167,99 ou R$ 10.119,93, dependendo do cargo. 

As inscrições vão até às 14h do dia 26 de dezembro e podem ser feitas pelo site da organizadora, www.concursosfcc.com.br



Fonte: CE
Por: GABRIEL MAYMONE
Link original: http://www.correiodoestado.com.br/economia/ano-esta-acabando-mas-ainda-tem-concurso-com-inscricoes-abertas-em-ms/293692/


Imprimir

Casa de suspeito de violentar crianças é depredada na Vila Fernanda

$
0
0
Carro e casa foram depredados (Foto: Fernando Antunes)

A casa do suspeito de 58 anos que foi espancado após ter sido acusado de violentar duas criança, na noite de ontem (19), na Vila Fernanda, região do Bairro Caiobá, em Campo Grande, amanheceu depredada.

Hoje de manhã, a Polícia Militar foi até o local e encontrou a residência toda revirada e o veículo Siena do homem depenado. Reviraram toda a casa, quebraram objetos, vidros e levaram os quatro pneus do automóvel. O suspeito, que sofreu vários ferimentos, foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Leblon e depois levado para à delegacia.

Casa do homem amanheceu toda revirada e com objetos quebrados (Foto: Fernando Antunes)
Segundo testemunhas, a mãe de dois meninos de 7 anos foi atrás dos filhos na casa do suspeito e quando chegou encontrou o homem 'mexendo' com os filhos dela.

A mulher saiu desesperada e o suspeito foi atrás para tentar explicar a situação, mas acabou espancado por um grupo de homens que bebia na rua. “Bateram para dar uma lição nele”, diz um morador de 19 anos do bairro.

A Polícia Militar foi acionada e evitou o linchamento. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para a unidade de saúde. Depois que recebeu alta médica foi encaminhado para a Casa da Mulher Brasileira.



Fonte: campograndenews
Por: Viviane Oliveira e Julia Kaifanny
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/casa-de-suspeito-de-violentar-criancas-e-depredada-na-vila-fernanda

Professor universitário morre ao colidir Biz de frente com carreta no Anel Viário

$
0
0

Acidente ocorreu nesta manhã em Dourados

Vítima fatal do acidente pilotava uma Honda Biz e colidiu de frente com uma carreta (Foto: Adilson Domingos)

O economista e professor universitário Fábio Roberto Castilho, de 37 anos, morreu em um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (19) em Dourados, município distante 228 quilômetros de Campo Grande. Ele conduzia uma Honda Biz pelo Anel Viário e colidiu de frente com uma carreta que trafegava no sentido contrário.

O condutor da carreta, com placas de Palmitos, Santa Catarina, informou aos policiais que o motociclista invadiu a pista contrária repentinamente, sem que houvesse tempo para evitar a violenta colisão.

Castilho, que pilotava pelo Anel Viário entre a Avenida Guaicurus e a BR-463, morreu no local, a aproximadamente 3 quilômetros do trevo que dá acesso ao município de Laguna Carapã, localizado a 279 quilômetros da Capital.

Popular na cidade, Fábio Castilho era casado e teve a segunda filha com sua esposa no início deste mês. Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, mudou-se para Mato Grosso do Sul em 2003. (Colaborou Adilson Domingos)


Fonte: Midiamax
Por: André Bento, de Dourados
Link original: http://www.midiamax.com.br/transito/professor-universitario-morre-colidir-biz-frente-carreta-anel-viario-325842

Deputados votam projeto do orçamento nesta semana na Assembleia

$
0
0
Deputados deixaram o projeto do orçamento para última semana, antes do recesso (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados estaduais irão votar, nesta semana, antes do recesso parlamentar, o projeto do orçamento de 2017, que prevê uma receita de R$ 13,99 bilhões para Mato Grosso do Sul. A intenção é aprovar a matéria com 419 emendas, nas sessões de terça e quarta-feira, na Assembleia Legislativa.

Os parlamentares não fizeram uma discussão por temas, como foi sugerido no legislativo, preferindo seguir o modelo atual, de analisar todo o projeto do orçamento e sugerir emendas voltadas a áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, assim como propor mudanças no texto original.

O secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, foi até o legislativo, conversar e esclarecer as dúvidas dos parlamentares sobre o projeto, ressaltando que a previsão foi cautelosa, em função da situação econômica de todo País, que não tem previsão de retomada de crescimento a curto prazo. Ele ainda citou queda na arrecadação, com aumento de despesas nas contas públicas.

A votação do orçamento iria começar na última quinta-feira (15), mas um impasse em relação aos investimentos em habitação, fizeram com que os deputados adiassem a análise para esta semana. "Foi mais uma cautela, para que o governo esclareça a questão ou faça a adequação devida", explicou o líder do Governo, Rinaldo Modesto (PSDB).

O projeto do orçamento prevê apenas um crescimento de apenas 0,46%, em relação ao ano anterior, não tendo mudança nos repasses do duodécimo aos poderes, que continua 7,30% da receita líquida para o Tribunal de Justiça, 3,90% ao Ministério Público Estadual, 2,20% do Tribunal de Contas Estadual, 1,80% à Defensoria Pública e 2,90% para Assembleia Legislativa.



Fonte: campograndenews
Por: Leonardo Rocha
Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/deputados-votam-projeto-do-orcamento-nesta-semana-na-assembleia

Protesto fecha Afonso Pena e Bernal promete recorrer contra demissões

$
0
0
Bernal foi ao carro de som e disse que vai recorrer de demissões. (Foto: Fernando Antunes)

O protesto de funcionários da Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária), que tiveram convênios rescindidos com a prefeitura de Campo Grande por ordem judicial, interditam uma quadra da avenida Afonso Pena, em frente ao Paço Municipal.

O grupo, com duas mil pessoas, fez passeata da Praça do Rádio até o local. A interdição e a caminhada não foi acompanhada pela Agetran (Agência Municipal de Trasporte e Trânsito) e nem policiais militares. A organização do protesto diz que comunicou as autoridades de trânsito.

A Afonso Pena foi fechada entre as ruas 25 de Dezembro e Arthur Jorge, no sentido Parque dos Poderes ao Centro, forçando, inclusive o desvio do transporte coletivo.

O prefeito Alcides Bernal (PP) subiu no caminhão de som e promete entrar com recurso na Justiça ainda nesta segunda-feira (dia 19). “Meia dúzia de fantasmas ligadas aos vereadores não representam nem 10% de vocês, que são excelente trabalhadores”, declarou.

Na semana passada, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, determinou a extinção dos contratos, o que resulta na demissão de quatro mil pessoas. A prefeitura divulgou comunicado na última sexta-feira (dia 16) informando que todos os funcionários contratados pelas duas entidades tiveram a atividade laboral interrompida e não podem ter acesso aos locais onde desempenhavam as suas funções.

O pedido de extinção dos convênios partiu do MPE (Ministério Público Estadual), que já vinha apurando irregularidades e, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), realizou na terça-feira (13) a Operação Urutau, que resultou na prisão dos presidentes de ambas entidades conveniadas ao poder público.


Fonte: campograndenews
por: Aline dos Santos e Yarima Mecchi
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/protesto-fecha-afonso-pena-e-bernal-promete-recorrer-contra-demissoes

LÍNGUA PORTUGUESA - Professor Fernando Marques

$
0
0

Discurso Jurídico – Tribunal do Júri 

18. DA ATUAÇÃO DA DEFESA

Considerando-se que o Tribunal do Júri é um dos institutos jurídicos mais dignificantes do princípio da plenitude da defesa, no Júri essa essência reveste-se de múltiplas probabilidades de persuasão, motivo pelo qual basta a defesa utilizar-se do adequado recurso, entre os inúmeros que o caso em tela lhe permita, para conquistar excelentes probabilidades de êxito.

Argumentos jurídicos e extrajurídicos poderão consolidar o convencimento dos jurados, favorecendo a absolvição do réu, em detrimento da tese da Promotoria, ora vista como paupérrima, limitada e carente de elementos suficientes para a sentença condenatória.

Ao advogado ou defensor público cuja habilidade compita um vasto saber jurídico, grande sensibilidade e notável experiência, convém o entendimento de que o seu desempenho na defesa do seu cliente deverá ser aliado à astúcia e à sensibilidade para convencer o corpo de jurados, ainda que as palavras da representação do Ministério Público tenham evidenciado força argumentativa e impecável qualidade na apresentação das provas.

18.1 O embate no plenário 

Ao demonstrar a sua tese na defesa do réu, o executor do Direito deverá ter cumprido a obrigação de ter lido cada página do processo, sabendo-o do começo ao fim e do fim ao começo. Desta forma, estará apto para o embate que não será promovido com a Promotoria, e sim com a heterogeneidade cultural e de entendimento do corpo de jurados.

18.1.1 Da especial atenção à eloquência 

Tendo feito as corretas recusas dos jurados que, supostamente, não seriam convenientes para o atendimento do seu intuito, como por exemplo, a exclusão de mulher no julgamento de réu acusado de matar a esposa ou a companheira, considerando-se a probabilidade da natural tendência de mulher optar pela condenação do indiciado, a defesa e, se houver, a sua assistência deverá observar cada reação, individualizando-as a partir dos cumprimentos prestados pela Promotoria.

Da mesma forma que atuou o representante do Ministério Público, a defesa deverá cumprimentar a Promotoria, assim como o assistente de acusação, se houver, e ao presidente do Júri, evitando a ser bajulador, néscio, adulão, escova-botas, lambe-botas, adulador ou subserviente. Também deverá cumprimentar as sete pessoas que integram o corpo de jurados ou o Conselho de Sentença, expressando agradecimentos sinceros, tendo o cuidado de, se considerar apropriado, citar os correspondentes nomes, com a devida distinção e a mesma deferência concedida à Promotoria e ao Juiz-presidente. 

18.1.2 Do elogio à elegante ironia

Ao estabelecer a cordialidade, a defesa deverá elogiar a atuação da Promotoria, exaltando a sua especial eloquência e a sua especial tentativa de fazer com que os jurados, cidadãos de notória idoneidade moral e de ilibado caráter, fossem convencidos de que, deixando de servir ao Supremo CRIADOR, optassem pela condenação arbitrária e injusta de um semelhante que, por um erro que qualquer humano poderia cometer, perderia precioso tempo da sua existência nas agruras e nos tormentos da nefasta fétida “universidade do crime”, condenando-se também os seus familiares às incomensuráveis dores e diárias aflições causadas pela injusta sentença. 

Evidenciando que o Estado opressor e ineficiente não foi capaz de amparar nem a vítima nem o acusado e que, agora, tentar “usar” o emérito corpo de jurados para condenar (citar o nome do réu) deixando esse terrível peso e mancha em suas límpidas consciências.


Continua na próxima semana.



Imprimir
Viewing all 47571 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>