![]() |
Divulgação |
A Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira, da Aldeia Urbana Marçal de Souza, recebeu nesta segunda-feira (16) o encerramento do Programa Saúde Nota 10 da Águas Guariroba. A ação de educação ambiental, que está completando 10 anos em 2016, leva palestras sobre saneamento e meio ambiente para as escolas e propõe aos estudantes a produção de trabalhos com o tema “Água e esgoto tratados: saúde para todos”. No encerramento, os alunos autores das melhores frases, desenhos e redações são premiados e todos assistem à peça de teatro de bonecos “Guaribinha e sua turma no Mundo Encanado”.
Para a diretora da escola, Lucimar Trindade Marques, o Programa Saúde Nota 10 aborda os principais temas relacionados à cidadania, saúde e meio ambiente. “Levar este tipo de informação para os estudantes de uma forma tão didática, fazendo uma abordagem com a linguagem das crianças, com certeza ajuda a formar cidadãos mais conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente”, comentou.
“Criança do Futuro” é o significado em português para Tumune Kalivono, nome da língua Terena que batiza a escola da aldeia urbana em Campo Grande. A unidade tem cerca de 400 alunos em dois períodos, conforme a diretoria Lucimar Marques.
Entre os estudantes com os melhores trabalhos, Matheus Souza Gonçalves produziu o desenho que foi destaque entre os inscritos. Como prêmio, ele levou para casa uma bicicleta. “Achei muito legal. É maravilhoso aprender e ganhar presente”, resumiu o aluno de sete anos de idade, que frequenta o segundo ano do ensino fundamental.
De olho no óleo
Os estudantes também participaram de outra ação socioambiental da Águas Guariroba. Com o programa De Olho no Óleo, eles foram desafiados a arrecadar óleo de cozinha usado. A iniciativa mostra a importância do consumo sustentável e mostra como o material pode prejudicar a rede de esgoto e o meio ambiente, com o descarte incorreto. O óleo arrecadado é enviado para reciclagem e a turma campeã da gincana ganha uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba. Na escola Sulivan Silvestre, a classe vencedora foi do 4º ano A, que juntou 43,5 litros dos 126,5 litros arrecadados por todos os alunos.
Fonte: ASSECOM
Por: Rogério Valdez